03/03/2021 às 00h07min - Atualizada em 03/03/2021 às 00h07min

Em Brasília, governador Renan Filho visita farmacêutica em busca de vacinas contra a Covid

Ainda nesta terça-feira (2), governadores se reunirão com o presidente da Câmara dos Deputados para tratar de medidas de enfrentamento à pandemia

Alagoas Atenta com Agência Alagoas

O governador Renan Filho visita, na manhã desta terça-feira (2), em Brasília (DF), as instalações da União Química Farmacêutica Nacional S.A.. O objetivo é conhecer o cronograma de entrega da vacina Sputnik V, bem como tratar da possível compra do imunizante pelos governos estaduais, em complementação ao Plano Nacional de Imunização. À tarde, o chefe do Executivo estadual participa da reunião de governadores com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar de medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A visita às instalações da farmacêutica será coordenada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática “Estratégia para vacina contra a Covid-19” do Fórum Nacional de Governadores.

“Vamos verificar a possibilidade de os Estados brasileiros adquirirem diretamente as vacinas. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que os estados podem comprá-las, no caso do não cumprimento integral do Plano Nacional de Imunização. E eu estou aqui justamente para, ao lado de outros governadores do Brasil, visitar o laboratório que produzirá vacinas no país, especialmente a Sputnik, para que a gente observe as condições de oferta e se tem condições de atender os estados diretamente”, informou Renan Filho, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais.

Ele ressaltou, mais uma vez, que o Governo de Alagoas provisionou recursos para a aquisição dos imunizantes, caso o governo federal não os forneça em quantidade suficiente e descumpra o Plano Nacional de Vacinação.

“Eu já disse diversas vezes e vou aproveitar para repetir aqui: se houver oferta de vacinas, Alagoas tem recursos e vai comprá-las para acelerar o Plano de Imunização em nosso estado, especialmente priorizando a vacinação dos grupos de risco: idosos, profissionais da saúde que atuam na linha de frente e, depois desses, os profissionais da Educação para que a gente tenha condição de retornar com as aulas presenciais”, enfatizou.

Reunião

Após a visita, Renan Filho e os demais governadores seguem para a reunião com o presidente da Câmara. Segundo o governador, o objetivo é fortalecer a interlocução dos Estados com o Congresso Nacional para encontrar caminhos a fim de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

“É fundamental que o Brasil acelere a vacinação”, defendeu Renan Filho. “Somente com a vacinação ampla de nosso povo, a gente vai ter a possibilidade de voltar a ter uma vida mais próxima do normal possível. O Brasil precisa avançar nessa direção e é essa a articulação que estamos fazendo”, acrescentou, para depois fazer, mais uma vez, um apelo à população e ao setor produtivo.

“Todo mundo tem acompanhado o crescimento de casos da Covid-19 no Brasil inteiro, especialmente nos últimos 20 dias. Em Alagoas, também tivemos crescimento de casos, de mortes e da ocupação das unidades hospitalares exclusivas para Covid. A gente precisa da colaboração de todo mundo. Mantenham o isolamento social, use a máscara toda vez que precisar sair de casa, porque você se protege e protege o outro”, clamou.

“Você que é empresário, comerciante, colabore também para que a gente proteja os trabalhadores e os clientes. Estamos conversando com todos para tentar, em Alagoas, levar esse momento com o menor impacto econômico possível, garantindo o salvamento das vidas. Por um lado, o Estado amplia leitos, busca vacinas, trabalha duro; por outro lado, o cidadão colabora para que a gente tenha um pouquinho mais de tempo para vacinar as pessoas dos grupos de risco”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp