A Prefeitura de Maceió deu continuidade nesta terça-feira (9) ao segundo dia de ações do programa Saúde da Gente. Com 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação e mais de 500 mil pessoas beneficiadas, o programa contempla nesta primeira semana (8 a 14 de agosto) a população do Jacintinho, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra, Reginaldo e mais 10 grotas da cidade.
Uma das frentes de atuação do programa é a Saúde Animal, com serviços concentrados nos conjuntos residenciais Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Eustáquio Gomes, que ficam na Cidade Universitária. Lá estão sendo oferecidos serviços de consultas, vacinação e demais atendimentos clínicos para animais.
Rosilda Calado é moradora do Graciliano Ramos e levou a cadelinha Meg para fazer atendimento clínico. Com um sorriso no rosto, ela comentou que ficou feliz em receber os serviços do Saúde da Gente próximo à sua residência.
“Eu fiquei sabendo do Saúde da Gente através da minha filha, que viu a divulgação pelas redes sociais. Estou muito feliz em ter uma oportunidade como esta, de poder trazer nossos pets para se vacinar ou fazer um atendimento clínico pertinho de casa”, relatou.
“Bethoven vai fazer um procedimento cirúrgico, por isso trouxe ele para fazer avaliação médica com o veterinário. Gostei muito do atendimento. Essa ação é muito importante, promover a saúde dos animais é sempre bom”, disse o jovem João Milton, morador do Eustáquio Gomes que também aprovou o serviço.
Segundo a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, o Saúde da Gente é uma iniciativa inovadora que leva assistência a quem mais precisa.
“Estamos levando os serviços de saúde até as pessoas que mais precisam. É uma iniciativa inovadora, pois vai melhorar o atendimento em diversas regiões carentes de Maceió, garantindo o cuidado e o acesso aos serviços de saúde”, destacou.
A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, destacou que os serviços oferecidos pelo Saúde da Gente voltados à saúde animal buscam promover atendimento básico e prevenção aos pets.
“Além de oferecer assistência à saúde da população, a Prefeitura de Maceió também pensou na saúde dos pets para fornecer atendimento básico e preventivo para os animais das comunidades. Estamos fazendo a aplicação de vacina antirrábica, atendimento clínico e fornecendo a vermifugação, onde é feita a administração de um medicamento com a finalidade de eliminar possíveis verminoses que podem causar danos à saúde dos pets. Além disso, também estamos trabalhando com a parte educativa, para que possamos melhorar a qualidade do manejo e alimentação dos animais”, afirmou.
O Saúde da Gente também conta com atendimentos voltados à Saúde da Mulher, que esta semana se concentram no Reginaldo (Poço); Saúde da Criança, com atendimentos no Jacintinho; Saúde Mental, com 40 psicólogos espalhados pelos Oito Sanitários e Saúde nas Grotas, com ação em 10 locais. As atividades do Saúde da Gente se concentram na Atenção Básica e na Média Complexidade.
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Assistência Social (Semas) e visa levar assistência, principalmente, para comunidades em vulnerabilidade social de Maceió, em diversos bairros da capital alagoana.
Localidades beneficiadas
Nessa primeira semana de atuação, de 8 a 14 de agosto, o Saúde da Gente concentra os atendimentos nos seguintes locais:
Saúde da Mulher: Reginaldo
Saúde Infantil: Jacintinho - Praça do Mirante
Saúde Animal: Jardim Royal, Salvador Lyra e Graciliano Ramos
Saúde nas Grotas: Grota da Alegria, Grota Pau do d'Arco, Grota do Reginaldo, Grota do Arroz, Grota do Moreira, Grota do Cigano, Grota do Estrondo, Grota do Rafael, Grota Novo Horizonte, Grota do PC.
Como ter acesso aos serviços
Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.