Os primeiros anos de uma criança são valiosos para a família porque é nesse período que ela avança mais um estágio, mais um degrau da escadinha humana, rumo à alfabetização e ao aprendizado sobre o mundo. Na escola não é diferente. É lá que os pequenos aprendem a ler e a escrever os números e suas conceituações, até para saber qual a sua idade, o troco de uma compra no mercadinho ou a hora no relógio.
Nas escolas municipais da rede de ensino de Maceió, esse aprendizado é passado por professores qualificados e aptos a atenderem ao aluno. Mas para isso acontecer, é necessário que tenha uma formação contínua desses profissionais.
É o que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do programa Alfabetiza Maceió. Este mês foi realizada uma qualificação com os formadores dos professores, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com a temática "Alfabetização e letramento matemático: a construção da escrita numérica". A ação foi realizada de forma on-line.
Essa qualificação continua acontecendo durante o ano e tem o objetivo de discutir com os formadores as estratégias de ensino aprendizagem e as relações lógico-matemática que as crianças estabelecem na hora que estão construindo os conceitos de escrita numérica.
Para a formadora na área de matemática, Claudiane Oliveira Pimentel Fabrício, que instruiu os outros formadores na ação, relatou que é com as estratégias discutidas e planejadas pelos professores auxiliados , pelos formadores no momento de formação, que as crianças conseguem entender e escrever os números, especialmente o sistema de número decimal.
"Eles aprendem e constroem a ideia de número a partir das intervenções desses professores, a partir das formações. Esse foi o primeiro momento com os formadores e foi muito gratificante perceber o compromisso com o ensino", disse Claudiane.
Participaram do encontro, quatro formadores do 1º ao 3º ano e uma formadora do 5º ano, com a presença da coordenadora do Alfabetiza Maceió, Izabel Melo.