05/07/2022 às 18h07min - Atualizada em 05/07/2022 às 18h07min

Gerência de Imunização inicia curso sobre administração de injeção na região ventroglútea

Capacitação busca orientar profissionais das salas de vacina para aplicação de imunizantes em local seguro e menos doloroso

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Foto: Ascom SMS

Visando capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde de Maceió, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (GI/SMS) iniciou, nesta terça-feira (5), o curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’. A capacitação ocorreu no bloco C do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, e faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Dividido em duas partes - teórica e prática -, o treinamento foi ministrado pela equipe da Gerência de Imunização, que abordou os critérios para utilização e delimitação da região ventroglútea, além do posicionamento correto de crianças para esse tipo de aplicação e orientações sobre volumes para administração intramuscular. Após o aprendizado teórico, os profissionais de saúde fizeram a parte prática em bonecos de treinamento.

A gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, destacou que a região ventroglútea é pouco utilizada entre os profissionais, porém é mais uma opção de local seguro para aplicação de vacinas nos usuários do SUS.

“Estamos iniciando hoje esse treinamento com o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos profissionais, a fim de prestar um melhor atendimento aos usuários do SUS. É uma administração ainda pouco utilizada pelos profissionais nas salas de vacina, mas é de muita importância devido à amplitude do músculo e segurança do local. Muitas vezes o usuário procura a unidade de saúde com várias vacinas para tomar no mesmo dia, então a região ventroglútea é mais uma opção de local seguro para administrar uma vacina”, afirma.

Gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim. Foto: Ascom SMS

Gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim. Foto: Ascom SMS

Gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim. Foto: Ascom SMS

A enfermeira da Gerência de Imunização, Alanna Albuquerque, ministrou o primeiro dia de curso para os profissionais e informou que a aplicação de vacina na região ventroglútea proporciona menor dor ao usuário.

“Não é um local tão utilizado,  ainda, para administração de vacinas, mas aos poucos os usuários podem ir se acostumando com a aplicação nesta região. Todas as vacinas são benéficas para a saúde, mas sabemos que existe uma certa dor no momento da aplicação. Porém, a região ventroglútea, além de ser um local mais seguro, é menos doloroso ao paciente”, afirma.

O curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’ é constituído por cinco turmas e, ainda, será realizado nos dias 6, 7, 12 e 14 de julho, na Unit, pelos profissionais da Gerência de Imunização. O PNI tem o intuito de capacitar, em média, 300 profissionais de saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp