O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, deu posse nesta segunda-feira (22), aos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Os representantes irão compor o Conselho no biênio 2021/2022.
O CMAS é o órgão deliberativo da política de Assistência Social municipal e reúne representantes do governo e da sociedade civil. O conselho tem a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social por órgãos públicos e entidades não-governamentais em Maceió. O conselho também acompanha e avalia a aplicação dos recursos municipais e a gestão financeira.
Durante a solenidade, Ronaldo Lessa falou da responsabilidade que os conselheiros têm no município. “A política de Assistência Social amadureceu há mais de 26 de anos como política pública e dever do Estado. Os conselheiros têm esse papel importante de fiscalizar e deliberar sobre a aplicação dos recursos municipais que serão destinados à população. Queremos parabenizar a todos conselheiros que foram empossados e destacar a importância do CMAS especialmente nesse momento de pandemia”, destacou.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, os conselheiros têm a grande responsabilidade de cobrar ações para o efetivo cumprimento da política de Assistência Social no município. “Devemos reconhecer o papel relevante do CMAS representando os usuários da assistência social e na fiscalização dos serviços, com o objetivo de trazer transformação e melhorias para a população ”, destacou.
“Nós conselheiros, estamos representando os que mais precisam. Por isso, que é importante que gostem do trabalho que fazem, porque os conselheiros estão ali não para representar a si próprio, mas sim, a sociedade civil, os usuários, e entidades sociassistenciais que fazem um trabalho importante que é de contribuir com a política de Assistência Social em Maceió”, afirmou o conselheiro Nelson Cordeiro, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas.
Reunião extraordinária
Após a posse, aconteceu uma reunião extraordinária em que os conselheiros aprovaram o remanejamento de recurso do governo federal para a manutenção do trabalho realizado pela Casa de Ranquines no atendimento à população em situação de rua.
Secom Maceió