07/06/2022 às 14h52min - Atualizada em 07/06/2022 às 14h52min

Alunos da rede municipal estão animados para o Concurso de Quadrilha Matuta

Falta menos de uma semana para o evento que será nos dias 13 e 14 de junho no Sesc Poço

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Ensaio da quadrilha matuta na Escola Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Há um mês os alunos da rede municipal de ensino se preparam para a 20ª edição do Concurso de Quadrilhas Matuta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Sesc Poço. A menos de uma semana para o evento, que ocorre nos dias 13 e 14 de junho, os estudantes estão animados nessa reta final de preparação.

A Escola Municipal Selma Bandeira, no Benedito Bentes, está totalmente envolvida com o concurso que busca incentivar os estudantes a vivenciar as manifestações populares. A escola vai participar com cerca de 40 alunos do 3° ao 5° ano, formando 20 pares que irão disputar a competição.

“Alavantú”, “anarriê” e “olha a cobra” são algumas das expressões que Eliseu Isac e Sofia Ketlyn, ambos de 9 anos, nunca escutaram, pois essa é a primeira vez que eles dançam quadrilha matuta.

“Estou me divertindo muito e bastante ansiosa para o concurso”, disse a menina. O sentimento é o mesmo para Eliseu, que esbanja carisma durante os ensaios. “Eu nunca tinha dançado e estou achando muito legal”, afirmou o garoto.

Após dois anos sem festejos juninos, Ericleiton, de 11 anos, está animado para voltar a dançar quadrilha e disse estar confiante que a escola pode ganhar o concurso. “Eu acho que vamos ganhar o concurso e esse está sendo o melhor ano de todos”, garantiu o aluno.

Os alunos das Escolas Selma Bandeira e Yeda de Oliveira, do Village Campestre, estão sendo orientados pelo marcador de quadrilha José Maria Diniz, mais conhecido como Mestre Zé Maria Silva. Ele que está há 45 anos na luta e no fomento à cultura popular em Maceió e no estado, especialmente em escolas públicas, falou do trabalho desenvolvido com os estudantes.

“Estamos na reta final, apenas organizando mesmo os estudante para abrilhantarmos o concurso. Graças a Deus, o trabalho foi aceito pelos alunos e também pelas comunidades de ambas escolas. As quadrilhas estão ótimas, eles estão animados para a apresentação. Então, vamos participar porque a competição é boa, mas quando é para valorizar a cultura é melhor ainda”, destacou o Mestre.

Gestora destacou a importância do lado pedagógico do projeto. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Gestora destacou a importância do lado pedagógico do projeto. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Gestora destacou a importância do lado pedagógico do projeto. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A vice-diretora da Escola Selma Bandeira, Eulina Pinheiro, falou do trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido com as crianças.  “Nesse projeto eles estão trabalhando a alimentação, a roupa, o porquê da fogueira, toda a simbologia que envolve a festa junina, ou seja, tudo isso está sendo trabalhado com as crianças, além da quadrilha matuta”, destacou.

O concurso vai acontecer nos dias 13 e 14 de junho, com a participação de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das 14h às 17h, e os da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), das 19h às 22h, no Sesc Poço.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp