Aconteceu um dia diferente e de emoção na sala do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria José Clemente, localizada no Benedito Bentes. No local havia cerca de quinze alunos, professora, equipe pedagógica e artistas convidados. Entre os alunos, cinco se destacaram durante o 1º bimestre de aulas e receberam certificados como forma de reconhecimento pelo desempenho escolar.
Os certificados foram entregues na sexta-feira (3) no intervalo de uma ação artística referente à Olimpíada da Língua Portuguesa, com a participação dos poetas André Rodrigues e Lucineia Farias.
A ação foi desenvolvida apenas nos 5º anos por ser séries com alunos maiores e que estão deixando a unidade, já que ela comporta estudantes do 1º ao 5º ano. A partir do segundo bimestre, a mesma iniciativa será feita em outras turmas. A escola atende um total de 220 alunos.
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliane Medeiros, aprovou a iniciativa e contou que ficou muito feliz pela estratégia desenvolvida na escola. "Práticas como essa devem ser divulgadas para que outras escolas possam reproduzir e angariar sucesso no trabalho pedagógico. Estratégias como essa nos deixa muito felizes porque são caminhos que promovem maior engajamento dos estudantes", afirmou Juliane.
Os pais dos estudantes que receberam o certificado fizeram uma surpresa para os filhos e estiveram presentes na sala. Izabella da Silva, Arthur Trajano, Isaías Estevão Tavares, Matheus Gabriel de Almeida e Taylã Guilherme Barros foram os alunos contemplados.
A professora da escola, Larissa Estevão, foi quem teve a ideia. Ela contou que o objetivo maior da iniciativa foi fomentar o interesse e o comprometimento dos alunos nas atividades escolares após esses dois anos de pandemia. Para a professora, foi um momento de carinho e agradecimento.
"Nós temos feito um trabalho de combate a infrequência e também de incentivo a participação e acompanhamento familiar. Foi um momento recheado de carinho, emoção, agradecimento e reconhecimento de um trabalho coletivo entre os nossos alunos, professores, pais, coordenação e direção", disse Larissa.
Julia Marcia Dias é coordenadora da escola e acredita que a escola é um espaço que transforma, mas sem a participação dos pais nada funciona. "A educação vem de casa e a escola faz um esforço para que a criança desenvolva e transforme a sociedade em que vivemos", afirmou.
A coordenadora ainda explicou que a certificação dos alunos destaques se deu pelos critérios de frequência, participação nas aulas, atividades realizadas em casa, compromissos com ações desenvolvidas na sala de aula.
A diretora da unidade, Ana Lúcia Duarte, também comemorou a iniciativa e disse que a escola está fazendo o máximo para recuperar o que foi perdido nesses dois anos de pandemia.
"É um trabalho de estímulo para que os nossos alunos que já vêm em uma situação de defasagem devido a esses dois anos pandêmicos. Não é fácil recuperar de vez o que foi perdido nesses dois anos, mas o que pudermos investir neste ano para que eles possam produzir, crescer, desenvolver", disse.