06/04/2022 às 12h28min - Atualizada em 06/04/2022 às 12h28min

EDUCAÇÃO INICIA DISTRIBUIÇÃO DO KIT FOCA NO ENEM NAS ESCOLAS

Material do Kit Foca no Enem é composto por publicações pensadas para aperfeiçoar a rotina e estudos do estudante

Alagoas Atenta com Agência Alagoas
Cada estudante recebe no kit um material com onze volumes, que pode ser utilizado para estudos em casa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada dos estudantes no ensino superior. Por meio do programa Foca no Enem, a Secretaria do Estado da Educação (Seduc) realiza ações durante o ano inteiro, destinadas à preparação dos alunos para as provas. A novidade é que neste ano, além de aulas e atividades, o programa Foca no Enem irá distribuir cerca de 30 mil kits de livros direcionados às áreas do conhecimento exigidas no exame.

 

O material contém seis livros, com questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redações com a teoria das competências e propostas de temas, além de planejamento dos estudos, que serve como mais uma ferramenta de apoio para os docentes e os discentes. Os kits já foram entregues para cerca de 2.500 estudantes de cinco Gerências Regionais (Gere) e serão entregues a todos os alunos nos próximos meses.


O secretário de Estado da Educação, José Márcio Augusto de Oliveira, explica que o intuito do programa é complementar a capacitação dos alunos da rede pública de ensino para o Enem, um dos principais meios de entrada nas universidades do país. “O foco no Enem dá maiores condições aos nossos estudantes de preparação para o Enem. As nossas aulas regulares já contemplam as exigências aplicadas à prova, mas este material específico proporciona um aprofundamento nos assuntos do exame. Com isso, nossos jovens serão mais competitivos e terão mais chances de ingressarem na universidade”, ressalta.


No total, cada estudante recebe no kit um material com onze volumes, que pode ser utilizado para estudos em casa, possibilitando o exercício da autonomia dos estudantes ou com o acompanhamento do professor de cada componente curricular, durante algumas aulas, articulando o material com o planejamento didático da escola.

 

A estudante Iolanda Souza, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, no agreste alagoano, conta como o material vai ajudá-la a conseguir um bom desempenho no exame. “Para os alunos que não têm condições de ter uma aula ou curso extra para se aprofundar nos estudos para o Enem, esse kit vai ser de grande importância. Assim nós podemos obter o melhor resultado na prova, com esse material reforçando nosso aprendizado. Vai me ajudar muito.”, destacou a aluna.

 

Conteúdo Pedagógico


O material do Kit Foca no Enem é composto por publicações pensadas para aperfeiçoar a rotina e estudos do estudante. O primeiro livro é uma Obra Multidisciplinar, com uma coletânea de questões de todos os componentes curriculares e gabaritos comentados. Já o segundo é um Livro com Questões com conteúdos divididos por área de conhecimento, de edições anteriores do Enem que vão de 2005 a 2017.

 

Intitulado como Bem Lembrado, o material ainda traz mais dois livros que abordam as áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática), contendo resumos, esquemas e lembretes, como uma forma de revisar os estudos. Além destes, há também o Livro de Redação, com aporte teórico sobre as competências da prova de redação, assim como, propostas de redação de exames anteriores e, por fim, um roteiro de Planejamento de Estudos, com modelos de rotinas de estudo, revisão e autoavaliação do estudante.

Sobre o programa

 

O Foca no Enem entrou em vigor ainda em 2020, para auxiliar os estudantes que se submeteram ao Enem no momento mais crítico da pandemia da COVID-19. Desde então, o programa disponibiliza o conteúdo no site Escola Web (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br), além de promover ações específicas de cada escola e Gerência Regional de Educação (Gere).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp