ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
14/03/2022 às 15h39min - Atualizada em 14/03/2022 às 15h39min

Participe do Mutirão de Vacinação contra Fake News

Alagoas Atenta com Site Lula

Nesta segunda-feira (14), a página oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o projeto de combate à desinformação Mutirão de Vacinação contra as Fake News (site). Lula e sua família vem há anos sendo vítimas de fake news espalhadas por grupos de extrema-direita com objetivos políticos. Nesta iniciativa será possível encontrar diversas ferramentas para combater as notícias falsas que circulam pela Internet.

Mutirão de Vacinação contra fake news traz um agregador de vacinas contra as mentiras que vem sendo espalhadas pela extrema-direita e um canal para receber denúncias contra fakes. No agregador, será possível escolher um tema, e a página vai apresentar as verdades sobre o assunto, a partir de fontes oficiais e agências de checagem.
Para cada uma das mentiras, a plataforma oferece uma verdade. Por lá, dá para conferir dados oficiais sobre os governos de Lula e do PT, informações e resultados de pesquisas sobre a política do cotidiano no Brasil atual e provas contundentes sobre a destruição promovida por Bolsonaro em diferentes esferas da sociedade.

Canal direto

A página ainda conta com um canal direto para receber sugestões, distribuir conteúdos e acatar denúncias de novas Fake News via atendimento no Whatsapp.

Serão grupos de Vacinação contra Fake News. Será possível organizar ações, distribuir materiais para combater mentiras e se mobilizar por um debate público menos contaminado pelas distorções de informações da milícia digital. Os grupos serão criados e operados de maneira orgânica, já que adesão é feita de forma voluntária.

Verdade na rede

Serão verificadas cada uma destas denúncias. Além disso, será possível baixar vídeos, imagens e figurinhas para fortalecer a presença da verdade nos debates em ambientes virtuais.

As últimas eleições nacionais, em 2018, foram marcadas por uma avalanche de mentiras e informações falsas. Estudo da organização Avaaz, feito em 2020, apontou que 98,21% dos eleitores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) foram expostos a uma ou mais notícias falsas durante a eleição, e 89,77% acreditaram que os fatos eram verdade.

As mentiras foram além das eleições e contaminaram as políticas públicas. Um bom exemplo são a difusão de informações falsas sobre a pandemia de Covid 19 e as urnas eletrônicas, ambas promovidas por grupos políticos de extrema-direita. Nunca antes foi tão importante se vacinar contra as mentiras, para a saúde do corpo e da nossa democracia.

Conheça o site: https://lula.com.br/verdadenarede/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp