Daniel Borges/Ascom Secult
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), equipamento do Governo de Alagoas administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebe, de 22 a 28 de setembro, uma programação especial da Semana Primavera dos Museus. Este ano, a iniciativa traz como tema nacional “Museus e Mudanças Climáticas”, propondo uma reflexão sobre a relação entre sociedade, natureza e cultura.
A programação inclui visitas guiadas ao acervo histórico do museu, a exposição “Entre Ventos e Marés – A Natureza e suas Diversas Expressões no Museu”, e oficinas de arte com pigmentos naturais, que estimulam a criatividade e a consciência ambiental.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a programação conecta história, arte e sustentabilidade. “A Primavera dos Museus é uma oportunidade de aproximar a comunidade do patrimônio cultural e, ao mesmo tempo, refletir sobre a urgência da preservação ambiental”, disse a gestora.
A iniciativa é voltada para amantes da arte e da cultura popular, crianças, adolescentes e adultos interessados em vivenciar experiências inovadoras e sustentáveis.
“A programação foi pensada para integrar o acervo histórico do museu com práticas artísticas e educativas que estimulam a consciência ambiental. O espaço se transforma em um ponto de encontro entre patrimônio, arte e natureza, promovendo experiências sensoriais e reflexivas”, afirmou a supervisora do Museu, Cecilia Melo.
SERVIÇO
Primavera dos Museus – Museu Palácio Floriano Peixoto
Quando: 22 a 28 de setembro de 2025
Local: Museu Palácio Floriano Peixoto, Maceió (AL)
Visitas guiadas: Segundas e sextas: 9h às 14h / Terças, quartas e quintas: 9h às 16h
Exposição “Entre Ventos e Marés” - Segundas e sextas: 9h às 14h; Terças, quartas e quintas: 9h às 16h
Oficina de Aquarela com Tintas Naturais - Terça (23/09) e quinta (25/09), das 10h às 12h e 14h às 16h