(Serviços) Junta Comercial recebe representantes de Feliz Deserto para melhoria do ambiente empresarial

Total integração entre o Portal Facilita Alagoas e o sistema do município deve simplificar a emissão de inscrições e alvarás

20/08/2025 02h48 - Atualizado há 3 dias
(Serviços) Junta Comercial recebe representantes de Feliz Deserto para melhoria do ambiente empresarial
Além dos representantes da Juceal, estiveram na reunião servidores municipais ligados à Secretaria de Finanças, à Vigilância Sanitária e à Sala do Empreendedor

Hotton Machado / Ascom Juceal
 

Em continuidade às ações para desenvolvimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta terça-feira (19), na sede da autarquia, representantes do município de Feliz Deserto com o intuito de buscar a evolução do ambiente empresarial na cidade.

 

Entre os pontos tratados, foram discutidas uma maior utilização do sistema interno do Portal Facilita Alagoas – interface da Redesim no estado – e a total integração ao sistema da prefeitura, o que evitaria retrabalho na emissão de inscrições e alvarás.

 

“O Facilita Alagoas vem trazer essa facilidade para o empresário, onde ele não precisa se deslocar a vários órgãos para entregar os mesmos documentos. Para o município, ele é uma ferramenta de gestão, onde é possível ser feita uma fiscalização detalhada por estarem disponíveis todas as informações das empresas registradas no município. Uma vez aberta a empresa, essa informação também chega à prefeitura. E aqui podemos ver que o município está empenhado em fazer essa integração, empenhado na melhoria do ambiente de negócios”, frisou o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho.

 

Durante o encontro, o gerente apresentou o andamento para abertura empresarial, feito pelo no Portal Facilita Alagoas, e como essa informação é comunicada à prefeitura. No estado, 100% dos municípios estão implementados ao Facilita Alagoas, no qual eles são responsáveis por responder à consulta prévia de localização – pesquisa de viabilidade a fim de saber se as atividades podem ser exercidas em determinado local – e emitir licenças e alvarás.

 

Em relação a Feliz Deserto, ao verificar possíveis pendências cadastrais, não foram encontrados atrasos referentes à inscrição municipal, devendo os representantes promoverem uma verificação apenas quanto aos alvarás de localização e aos alvarás sanitários.

 

Com a busca pela total integração entre o Portal Facilita Alagoas e o sistema municipal, uma vez emitido o documento em um dos sistemas, a informação é repassada para o outro. Com isso, os servidores do município não precisarão acessar dois portais para verificar um mesmo documento. E para o coordenador Fábio José Gomes, isso só trará ganhos para Feliz Deserto.

 

“A gente quer fazer essa integração, porque facilita muito mais para a gente, como o próprio nome diz. O Portal Facilita Alagoas é muito bom e, para a gente, funciona muito bem, onde estamos sempre aprendendo no dia a dia. E quando precisamos de alguma ajuda da Juceal, eles nos dão sempre as informações concretas”, contou.

 

 

Além dos representantes da Juceal, estiveram na reunião servidores municipais ligados à Secretaria de Finanças, à Vigilância Sanitária e à Sala do Empreendedor.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp