(Educação) Mais de 19 mil estudantes participam da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Ciências em Alagoas

As provas foram aplicadas entre os dias 14 e 16 e os alunos com as melhores pontuações avançam para a segunda etapa

19/08/2025 01h56 - Atualizado há 5 horas
(Educação) Mais de 19 mil estudantes participam da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Ciências em Alagoas
Provas da segunda fase acontecem em setembro

Ana Paula Lins / Ascom Seduc
 

Em Alagoas, 19.691 estudantes participaram das provas da primeira fase da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Ao todo, 212 escolas públicas e particulares do estado se inscreveram na competição, uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, por reunir em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química. 

 

As provas foram aplicadas entre os dias 14 e 16 e os estudantes com as melhores pontuações avançam para a segunda etapa, que ocorre nos dias 11 e 12 de setembro.

 

Foram inscritos na olimpíada estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico.

 

Rede Estadual

 

Pela Rede Estadual, 6.524 estudantes de 51 escolas participaram da primeira fase da olimpíada, o equivalente a 33% do total de estudantes inscritos.

 

“Ficamos muito felizes com a participação das escolas estaduais em uma olimpíada tão concorrida como a ONC. Isso mostra o foco e engajamento de nossos estudantes e professores, bem como o resultado de programas que fortalecem a aprendizagem em nossas escolas, a exemplo do Professor Mentor”, aponta o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.

 

O coordenador da ONC em Alagoas, Professor Demetrius Morilla, também faz uma avaliação positiva da edição 2025 da competição.

 

“Nesta edição de 2025, em Alagoas, tivemos mais de 19 mil inscritos , sendo quase 7 mil alunos de escolas estaduais e 8,6 mil alunos de escolas municipais, o que mostra o alcance e a relevância dessa iniciativa. A ONC não é apenas uma competição, mas sim uma oportunidade de despertar talentos, aproximar os jovens da ciência e mostrar que o conhecimento é um caminho real de transformação social. E, acima de tudo, um ato de amor ao conhecimento e à nossa juventude, contribuindo para que o Brasil avance na valorização da ciência, e que esses jovens possam impactar na construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro”, destaca.

 

Premiados 2024

 

A Rede Estadual de Ensino teve seu melhor desempenho na ONC em 2024. Foram 84 estudantes premiados, dos quais 62 com medalhas (32 ouros, 18 pratas e 12 bronzes) e 22 com Menções Honrosas.

 

Os resultados superaram os da edição 2023 da olimpíada, quando a Rede Estadual alagoana teve 67 premiados, sendo 37 medalhas (10 ouros, 13 pratas, 14 bronzes) e 30 Menções Honrosas.

 

Comparadas as duas edições, foram 25 medalhas a mais em 2024, o que representa um crescimento de 67,5% no número de medalhas. Destaque para as medalhas de ouro, que triplicaram de um ano para o outro, passando de 10 em 2023 para 32 em 2024.

 

Uma das medalhistas de ouro de 2024 foi a estudante Jamylle Oliveira, aluna da 2a série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió. Ela fala da experiência da sua medalha.

“A medalha de 2024 foi mais do que um prêmio, ela representou crescimento pessoal e a preparação para a olimpíada me ensinou a ter disciplina e gerenciar meu tempo. Também acredito que ela validou meu esforço pessoal em busca dos meus objetivos e solidificou minha paixão pelas Ciências da Natureza, como Física e Química, pois me inspirou a buscar uma carreira nesta área”, conta Jamylle.

 

 

Ela também falou da sua expectativa para a edição 2025 da olimpíada. “Minha expectativa para a edição deste ano é que ela continue sendo uma prova de excelência, abordando diversos assuntos e matérias, o que nos ajuda muito para futuros vestibulares e Enem. Olimpíadas como a ONC funcionam como porta de entrada para muitas oportunidades no futuro”, reflete a jovem.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp