(Planejamento e Gestão) Na AMA, Wendel Palhares defende comunicação pública como ferramenta estratégica de gestão

Secretário destacou que ações podem gerar economia, aumentar arrecadação e apoiar políticas públicas como o programa Alagoas Lilás

05/08/2025 10h05 - Atualizado há 1 dia
(Planejamento e Gestão) Na AMA, Wendel Palhares defende comunicação pública como ferramenta estratégica de
"Comunicação pública vai além da divulgação institucional e pode ser ferramenta estratégica para gerar economia", diz Wendel Palhares

Severino Carvalho / Agência Alagoas com Ascom AMA
 

O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, afirmou, nesta segunda-feira (4), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que a comunicação pública vai além da divulgação institucional e pode ser ferramenta estratégica para gerar economia e solucionar problemas de gestão. Wendel participou do lançamento do prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

 

“Durante muito tempo, se identificou a comunicação apenas como divulgadora. A gente tem um papel que vai além da divulgação: ajudar na economia e na solução de problemas”, disse Palhares, que reforçou o convite aos municípios para estruturarem suas próprias secretarias de comunicação.

 

“Estudem a possibilidade de estruturar as secretarias de Comunicação. Elas podem ser parte da solução da gestão, melhoria da arrecadação e cumprimento de metas sociais”, observou.

Ainda durante a sua fala, Wendel apresentou a visão estratégica da comunicação pública e o trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

 

 Ele citou exemplos de campanhas institucionais promovidas pela Secom que geraram retorno financeiro, em arrecadação, três vezes maior do que os valores investidos pelo Governo do Estado.

 

“A gente precisa atentar para alguns papéis que a comunicação pode ter na solução da gestão, não só no papel de uma divulgação, mas na resolução de um problema de arrecadação, por exemplo”, pontuou Palhares.

 

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, também reforçou a importância da pauta, especialmente no contexto atual de discussão dos orçamentos municipais nas câmaras de vereadores.

 

“Hoje, dos 102 municípios alagoanos, apenas 21 têm uma secretaria de comunicação estruturada. Muitas vezes, a comunicação institucional acaba sendo feita por profissionais sobrecarregados, que acumulam funções. Quando surge uma demanda mais urgente, seja com o Ministério Público, o Judiciário ou com a população, essa ausência faz falta”, afirmou Beltrão. 

 

Alagoas Lilás

 

O secretário aproveitou a presença na AMA para convidar os prefeitos a aderirem à política pública “Alagoas Lilás”. A iniciativa foi lançada pelo Governo de Alagoas na semana passada e tem como objetivo manter ações permanentes no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o território alagoano.  

  

 

“É uma política muito importante que o Governo do Estado está fazendo no combate à violência contra a mulher, violência doméstica e familiar, e a Secretaria de Comunicação fez parte da construção dessa política pública”, recordou.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp