Considerada uma das novelas das sete com pior desempenho da história da TV Globo, "Tempos Modernos" chegou ao fim há exatos 15 anos, em 16 de julho de 2010. Escrita por Bosco Brasil, a trama derrubou os índices de audiência da emissora e recebeu duras críticas da imprensa especializada.
Inspirada na obra Rei Lear, de William Shakespeare, a novela contava a história de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes), um milionário de origem humilde que construiu o Titã - um prédio imponente e tecnológico no centro de São Paulo.
O elenco ainda incluía nomes como Eliane Giardini, Marcos Caruso, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Grazi Massafera, Guilherme Weber, Malu Galli e Regiane Alves, entre outros.
A narrativa também apostava em elementos futuristas, como o robô-computador Frank - inspirado no icônico HAL 9000 do clássico de 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço - e trazia como cenário a Galeria do Rock, ponto tradicional da cultura alternativa paulistana.
Apesar das inovações, a novela não conseguiu conquistar o público. A recepção foi negativa, e até mesmo o desempenho de alguns atores foi alvo de críticas - entre eles, Grazi Massafera. A atriz, inclusive, assumiu publicamente que esse foi o trabalho mais mal-sucedido de sua trajetória na Globo.
Eu fiz uma novela com ele [Fagundes] que foi um fracasso, né? Tempos Modernos. Foi a pior novela da Globo, e eu fiz. Foi com ele, isso dá um acolhimento no meu coração. A gente se reencontrou [em Bom Sucesso] e falou: 'Agora a gente vai fazer uma novela, tomara [que dê certo]... Deus abençoe'. E abençoou, pra gente esquecer. Mas tudo são experiências...", disse ao portal "Notícias da TV".
Durante a exibição da trama, surgiram rumores de que Antônio Fagundes teria solicitado sua saída da produção, mas a informação foi negada pela assessoria da emissora.