Uneal celebra mães que aprendem, ensinam e inspiram dentro e fora da sala de aula

Mães e filhos que transformam a educação em jornada compartilhada

12/05/2025 07h50 - Atualizado há 9 horas
Uneal celebra mães que aprendem, ensinam e inspiram dentro e fora da sala de aula
Major Noêmi Gomes Firmo Soares e seu filho Pedro Henrique são colegas no curso de Administração Pública da Uneal

Priscila Anacleto/ Ascom Uneal
 

Neste Dia das Mães, a Uneal reconhece e celebra as mulheres que transformam a própria história por meio da educação — e que, em muitos casos, compartilham essa jornada com seus filhos dentro da universidade.

 

No campus VI, em Maceió, a major Noêmi Gomes Firmo Soares e seu filho Pedro Henrique são colegas no curso de Administração Pública. Pedro foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos quatro anos. Desde o início, Noêmi esteve ao lado dele, enfrentando diagnósticos e superando expectativas. Em 2023, Pedro concluiu o ensino médio, fez o Enem e garantiu sua vaga na Uneal.

 

Ao ver o filho ingressar na universidade, Noêmi também decidiu recomeçar. Trocou temporariamente o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pela chance de estar ao lado dele em mais essa etapa. “No começo, ele pediu que eu me sentasse do outro lado da sala. Depois, fomos nos aproximando. Hoje, estamos lado a lado também nos estudos”, conta.

 

 

Já no curso de Pedagogia Escolar Quilombola, a estudante Maria Andréia Conceição Viana da Silva também vive a experiência de estar na universidade ao lado do filho, José Fernando Viana da Silva. “Estou vivendo um momento especial na minha vida, em que entrei para universidade junto com meu filho, para realizar um sonho da minha juventude. Casei com 18 anos, aos 19 tive ele, e desde então não foi possível continuar estudando. Depois que ele e a irmã cresceram, voltei a estudar e hoje estou na universidade”, relata.

 

Ela completa. “Entrar na universidade com meu filho é a realização de um sonho antigo. A Uneal me deu essa oportunidade. Hoje vivemos isso juntos!”

 

Histórias como essas acontecem todos os dias nos corredores da Uneal. Elas mostram que a maternidade e o ensino superior não precisam caminhar em direções opostas. Pelo contrário: podem se fortalecer mutuamente.

 

Que essas histórias inspirem outras tantas a seguirem estudando — em qualquer etapa da vida.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp