Lançamento oficial do Programa de Incentivo Fiscal ao Esporte marca Fórum Estadual de Formação Esportiva

Projeto pode alcançar quase R$ 15 milhões em 2025 com patrocínios de empresas que terão desconto no ICMS pago ao Estado

Por

Personalidades do esporte abriram evento no Centro de Convenções de Maceió

Fábia Assumpção / Agência Alagoas
 

Quase mil pessoas ligadas ao esporte, de 102 municípios alagoanos, participaram nesta quarta-feira (23), no Teatro Gustavo Leite, do Fórum Estadual de Formação Política. O evento foi organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), pela Secretaria de Estado dos Esportes, Lazer e Juventude (Selaj) e pelo Clube de Regatas Brasil (CRB).

 

Durante o evento, foi apresentado oficialmente o Programa de Incentivo ao Esporte, que leva o nome da jogadora alagoana Marta Vieira, "Rainha Marta". O programa vai permitir que empresas patrocinem atividades esportivas e, em contrapartida, recebam desconto no ICMS pago ao Estado. O valor do incentivo pode chegar a R$ 15 milhões em 2025.

 

A secretária de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, afirmou que a realização do Fórum Estadual de Formação Esportiva foi um marco histórico para Alagoas. "Hoje, estamos recebendo aqui gestores municipais, presidentes de federações, associações, ligas e clubes, toda a comunidade esportiva e embaixadores que foram atletas olímpicos, como André Heller, Magic Paula e Lars Grael, que compartilharão suas histórias de vida e experiências no esporte", ressaltou Pollyana.

 

Para a secretária, o Fórum coloca Alagoas em visibilidade no cenário esportivo  nacional, que a partir de agora terá ainda mais força com o Programa de Incentivo Marta Vieira.

 

"O decreto já foi assinado pelo governador Paulo Dantas, mas oficialmente, hoje damos visibilidade ao programa de  incentivo fiscal ao esporte, que nada mais é do que o apoio do Estado às empresas que queiram patrocinar, abraçar os nossos projetos sociais voltados ao esporte. Vamos conseguir acessar as comunidades e colocar Alagoas no cenário nacional, no alto rendimento", destacou Polyana. 

 

O presidente do CBC, Paulo Maciel, parabenizou o governo de Alagoas pelo pioneirismo de trazer um evento desse porte, que contou com a inscrição de mais 950 pessoas e assegurou que o Comitê está interessado em apoiar o esporte no estado. 

 

"Nos menores detalhes que tiver, a gente quer incentivar.  Estou muito animado e tenho certeza que o governo acertou em trazer esse fórum aqui para a Alagoas”.

 

Além das palestras e das novidades do esporte, o evento deste ano teve a participação de cinco medalhistas olímpicos: André Heller, do vôlei de quadra; Magic Paula, do basquete; e Lars Grael, da vela. 

 

O medalhista olímpico Lars Grael acredita que o Fórum incentiva o esporte no Brasil, especialmente em Alagoas. Ele elogiou o crescimento do esporte brasileiro e o papel do Comitê Brasileiro de Clubes nesse desenvolvimento. Grael destacou ainda a importância da coerência estratégica entre clubes, federações, confederações e outras instituições esportivas para evitar a dispersão de recursos públicos e otimizar o fomento esportivo, citando que 85% das medalhas brasileiras nas Olimpíadas de Paris vieram de clubes formadores.

23042025%20Forum%20Estadual%20Esportes%20(TS)00023.jpg

O ex-atleta paralímpico alagoano, Yohasson Nascimento, atual vice-presidente do Comitê Brasileiro Paralímpico (CBP), observou que a realização do Fórum Estadual de Formação permite que os clubes do estado de Alagoas tenham uma gestão aprimorada, possibilitando desde a descoberta de novos talentos até a formação de atletas de alto rendimento.

 

“Com o Programa de Incentivo Fiscal, o governo de Alagoas está provando a esses clubes que será possível unir a boa gestão com recursos financeiros e assim eles possam desenvolver ainda mais o esporte aqui em nosso querido estado de Alagoas”, enfatizou Yohasson.

23042025%20Forum%20Estadual%20Esportes%20(TS)00008.jpg

PROGRAMA MARTA VIEIRA

 

O Programa de Incentivo ao Esporte Marta Vieira oferece às empresas alagoanas a oportunidade de obter descontos no ICMS por patrocinarem projetos esportivos. As entidades esportivas devem submeter seus projetos a empresas alagoanas devidamente registradas na Secretaria da Fazenda.

23042025%20Forum%20Estadual%20Esportes%20(TS)00014.jpg

Cada entidade pode cadastrar até dois projetos por ano, através do site da Selaj ou pelo Cadastro Alagoano do Esporte (CAE), no endereço selaj.al.gov.br.

 

A Selaj realizará uma oficina para auxiliar na elaboração de projetos e tirar dúvidas sobre o programa, no dia 15 de maio, às 9 horas, no auditório Lauthenay Perdigão, localizado no Estádio Rei Pelé. Esse ano, o programa contará com 0,3% da arrecadação de ICMS, o que representa R$ 15 milhões destinados ao incentivo do esporte alagoano.

FONTE: Governo de Alagoas